Aqui no colégio Monteiro Lobato temos EDUCACROSS, a melhor Plataforma de aprendizagem adaptativa de jogos digitais do Brasil! Ela contempla as habilidades da BNCC, por meio da GAMIFICAÇÃO com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, para os estudantes dos anos iniciais do Ensino fundamental – 2º e 3º anos, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática e, nos 4º anos na disciplina de Matemática.

Os nossos estudantes utilizam a plataforma gamificada como complemento do processo de ensino-aprendizagem. Por meio de jogos interativos e desafios lúdicos, eles trabalham a compreensão dos conceitos e desenvolvimento nas disciplinas:

- LÍNGUA PORTUGUESA - desenvolvimento das linguagens oral e escrita para a alfabetização e o letramento.

- MATEMÁTICA - desenvolvimento do pensamento lógico e matemático para melhoria das competências cognitivas.

A Plataforma conta com + 2.000 jogos disponíveis alinhados à BNCC, evidências de aprendizagem com relatórios em tempo real e contínuo, além da criação de grupos de alunos com trilhas de jogos personalizadas para as necessidades das crianças, possibilita uma experiência de aprendizagem divertida e significativa com jogos digitais, de forma lúdica, engajando e motivando os estudantes em um processo de gestão orientado por dados.

APRENDIZADO BASEADO EM JOGOS COM AVALIAÇÃO DISRUPTIVA

O amplo acesso digital a conteúdos diversos faz com que os estudantes sejam mais exigentes em relação ao que lhes interessa aprender ou o que não aprender. Engajá-los se tornou um grande desafio. A aprendizagem baseada em jogos visa a envolver as gerações atuais em uma aprendizagem desafiadora e significativa de fato. Os alunos aprendem enquanto jogam. Os avanços na aprendizagem por meio de experiências em jogos são expressivos. Ao jogar, a criança se sente intensamente motivada, mobilizando sua atenção e habilidades na resolução de problemas. As técnicas de gamificação criam experiências únicas que respeitam o ritmo de cada criança. Os jogos são epistêmicos, com propósito, e desenvolvem, assim, capacidades cognitivas como a inteligência lógico-matemática e discursiva. Toda a interação no jogo é mapeada e tratada, permitindo ao professor intervenções pedagógicas assertivas.