fundamental 1
Anos Iniciais (1° ao 5° Ano)

O COLÉGIO MONTEIRO LOBATO AZ se preocupa com a formação integral de seus alunos. Nossa proposta visa prepará-los para uma sociedade que está em constantes mudanças da realidade. Trabalhamos de forma interdisciplinar, com abertura para o diálogo, incentivando e provocando o desejo de se tornarem protagonistas de seu próprio conhecimento. Possibilitamos aos alunos um percurso de forma lúdica e interativa pelas áreas do conhecimento. Nesse contexto, as crianças estão conectadas à realidade, sendo estimuladas a desenvolver habilidades e competências, a compartilhar e trocar ideias e experiências e a interagir socialmente.

jornada de aprendizagem

A coleção AZ do Ensino Fundamental - Anos Iniciais propõe uma jornada de aprendizagem em que a criança, junto da Turminha AZ, trilhará um caminho por dentro de uma colmeia, com o objetivo de criar um favo de conhecimento. Na jornada de aprendizagem, estão presentes as seções:

CHEGANDO À COLMEIA: assim que chega à colmeia, a criança se depara com uma imagem de início de capítulo e alguns questionamentos relacionados, estimulando sua curiosidade e servindo como uma oportunidade para que ela compartilhe, com os colegas, sua experiência prévia e suas vivências, desenvolvendo a oralidade e a capacidade de comu nicação;

HABILIDADES BNCC: aparecem no início de cada capítulo, mostrando os objetivos do capítulo referentes às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

HABILIDADES AZ: nossos objetivos para o desenvolvimento dos conteúdos vão além das Habilidades BNCC. Por isso, este boxe amplia a aprendizagem e complementa a trilha do estudante. Nesse contexto lúdico do caminhar pela colmeia, tanto as Habilidades da BNCC, como as Habilidades AZ constituem as premissas para a construção do favo de conheci mento.

ÍCONES: ao longo da caminhada pela colmeia, o estudante vai se deparar com plaquinhas indicativas, como "Atividade em grupo", "Atividade em dupla", "Atividade de pesquisa", "Atividade oral", "Atividade no caderno", "Atividade com uso de recurso digital" e "Atividade com uso de calculadora".

neste boxe, o estudante e a Turminha têm acesso ao significado de palavras e expressões que não fazem parte de seu cotidiano, com o objetivo de expor significados e ampliar o vocabulário por meio do conhecimento do conceito da nova palavra ou expressão.

ANTENADO: para além da colmeia, as abelhas sobrevoam o mundo. Este tópico apresenta novas informações. Por meio de um QR Code, o aluno poderá acessar vídeos, áudios, imagens, jogos, entre outros, estimulando sua curiosidade, a abertura a outras fontes de conhecimento e a aquisição da cultura digital.

VOANDO MAIS ALTO: esta seção estimula a pesquisa e a ampliação do repertório cultural do estudante. O 'Voando mais alto" traz indicações de livros, peças teatrais, notícias, sites, orientações para pesquisa, etc, valorizando seu protagonismo e sua autonomia.

DEBATE NA COLMEIA: nesta seção, as abelhinhas se reúnem para propor reflexões e debater sobre questões diversas. Este boxe traz a oportunidade de o professor estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos acerca de questões relevantes. Também serve para desenvolver a oralidade, a empatia e a capacidade de argumentação dos alu nos, além de outras soft skills.

ABELHAS POLINIZADORAS: ao longo do capítulo, seguindo as premissas da aula operatória e do PDCA (planejar, checar, fazer e avaliar), ao término de cada novo tema ou objeto de conhecimento, os alunos pousam na colmeia para a verificação do aprendizado. É o momento de checar para saber como atuar!

ABELHAS CONQUISTADORAS: em nosso caminhar lúdico pela colmeia do saber, as abelhas conquistadoras são aquelas que se dedicam a criar novos produtos e novas ideias, trabalhando aspectos como criatividade, autonomia, capacidade de cooperação com os colegas, empatia, entre outras competências socioemocionais.

ABELHAS CONSTRUTORAS: nesta seção, as atividades estimulam a curiosidade dos alunos e contextualizam os conteúdos abordados no decorrer do capítulo, em um processo de sistematização e verificação. É o momento de, se for necessário, aprender com os erros e replanejar a aprendizagem!

FOLHINHA AZ: antes de constru írem o favo de conheci mento, os estudantes devem cu mprir um desafio, com responsabilidade, assertividade e muita concentração, respondendo a algumas questões.

FAVO DE CONHECIMENTO: esta seção traz uma atividade em que o aluno mostrará o quanto ele aprendeu em sua aventura pela colmeia. Cada capítulo corresponde a um favo desta fantástica colmeia de conhecimento. Ao final do 50 ano, os estudantes terão percorrido uma trilha completa e integrada, com propostas pedagógicas consistentes, que permitirão sua formação e o desenvolvimento da aprendizagem como um todo, como uma grande colmeia que trabalha unida em busca das melhores flores para produzir o mel.