Fundamental 2
Anos Finais (6° ao 9° Ano)

Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos já adquiridos em novos contextos. Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao estudante diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, i ntervi ndo sobre o ambiente de forma física e mental. Adqui re e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual. Compreende que afetamos e somos afetados pelo modo como fazemos as coisas e que isso implica assumir posições e escolhas que possam garantir uma sustentabilidade pessoal, econômica, social e ambiental. Dessa forma, compreendendo as exigências do mundo contemporâneo, nós, do COLÉGIO MONTEIRO LOBATO AZ, acoplamos 0 90 Ano (Fundamental 2) ao Ensino Médio, visando a uma melhor adaptação e integração, possibilitando uma convivência saudável e evitando o gap entre o final de um ciclo eo início de outro..

JORNADA DE APRENDIZAGEM

A coleção AZ do Ensino Fundamental - Anos Finais tem a BNCC como seu pilar principal de construção. Para além da Base Nacional Comum Curricular, o AZ incorporou um conjunto adicional de habilidades AZ. Uma experiência única para o estudante, com a construção do aprendizado a partir de uma base consistente e alinhada aos desafios do século XXI, potencializada com um conteúdo multiplataforma e a transição planejada para o Ensino Médio. Najornada de aprendizagem, estão presentes as seções: AZPÉDIA - a teoria relacionada ao conteúdo vem escrita em uma linguagem simples, clara e objetiva, de modo a facilitar sua compreensão. Para auxiliar no entendimento de palavras, expressões ou termos relativos ao conteúdo que não fazem parte do cotidiano do estudante, contamos com uma espécie de glossário, que chamamos de AZpédia. A existência desse recu rso tem como objetivo enriquecer o vocabu lá rio, além de apoiar e facilitar o aprendizado do estudante.

AZPÉDIA: a teoria relacionada ao conteúdo vem escrita em uma linguagem simples, clara e objetiva, de modo a facilitar sua compreensão. Para auxiliar no entendimento de palavras, expressões ou termos relativos ao conteúdo que não fazem parte do cotidiano do estudante, contamos com uma espécie de glossário, que chamamos de AZpédia. A existência desse recu rso tem como objetivo enriquecer o vocabu lá rio, além de apoiar e facilitar o aprendizado do estudante.

MOMENTO NERD: MOMENTO NERD - neste boxe, a imaginação e a criatividade não têm limites. Ele funciona como um convite para a ampliação do aprendizado, desenvolvendo a autonomia, estimulando a curiosidade do estudante e instigando-o a seguir além do que está proposto no conteúdo programático do capítulo. Filmes, vídeos, notícias e sites são algu ns recu rsos que podem constar neste boxe.

REFLITA, ARGUMENTE E COMPARTILHE: este boxe foi concebido sob medida, com o intuito de motivar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Nele, são propostas reflexões interessantes, por vezes interdisciplinares, sobre questões relacionadas ao tema do capítu 10.

ATIVIDADES: as atividades são apresentadas aos estudantes fragmentadas em três seções, nas quais a quantidade de abelhas - mascote do AZ - indica o nível de dificuldade. Os "Exercícios 1 Abelha" são questões discursivas de nível básico, por meio das quais o estudante consolida as aprendizagens essenciais de cada capítulo. Em seguida, é apresentada a seção de "Exercícios 2 Abelhas", composta por questões preferencialmente discursivas, de nível variado e crescente, que buscam a ampliação e a aplicação do conhecimento adquirido em diversos contextos, incluindo situações do cotidiano do estudante. Por fim, a seção "Exercícios 3 Abelhas", exclusiva da disciplina de Matemática, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo- matemático, por meio de desafios empolgantes, que apresentam um nível de complexidade maior que os exercícios das seções anteriores.

FOLHA AZ: a Folha AZ é a tarefa da metodologia AZ ao término de cada capítulo. É composta por questões objetivas de níveis fácil, médio e difícil. Essas questões são uma excelente oportunidade para o estudante se autoavaliar quanto ao cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Os gabaritos delas, assim como os respectivos vídeos de resolução, estão disponíveis on-line, no momento em que o estudante terminar de respondê-las no aplicativo.

ACORA É COM VOCÊ: finalizando cada capítulo, temos a proposta "Agora é com você", na qual o estudante consolida o conhecimento adquirido. São várias as possibilidades de abordagem, como mapa mental, formulário, fluxograma, linha do tempo, leitura cartográfica, produção artística e produção textual, com as quais o estudante tem a oportunidade de comunicar o que aprendeu, por meio de registros e criações autorais. Cabe ressaltar que, na disciplina de Redação, esse espaço é usado para a produção textual do aluno.

GABARITOS E RESOLUÇÕES: os gabaritos de todas as seções de atividades, os vídeos de resolução e os vídeos de resolução das Folhas AZ de todas as disciplinas estarão disponíveis on- line, pelo aplicativo AZ. Cabe ressaltar que, especificamente no caso das questões da Folha AZ, os gabaritos e os vídeos de resolução apenas estarão disponíveis após o estudante cadastrar suas respostas e su bmeter a sua atividade on-line.

MAPA

Ferramenta de organização dos estudos e definição das metas acadêmicas. No Ensino Fundamental. todos os alunos rece- bem o mesmo conjunto de metas. Nas duas primeiras séries do Ensino Médio, as metas são personalizadas de acordo com as dificuldades e afinidades de cada aluno. Já na terceira série do Ensino Médio e no Pré-vestibular, as metas são geradas de forma individualizada, com base nos conteúdos mais inciden- tes nos vestibulares e na carreira que o aluno escolher.

EXERCÍCIOS

Acesso a todas as questões do livro, com enunciados, ilustrações e muitos gabaritos comentados.

VIDEOAULAS

Acesso às aulas gravadas, o que possibilita revisar o conteúdo para as provas ou repor alguma aula a que o aluno tenha faltado.

LIVRO DIGITAL

Pelo App AZ ou na versão web, o aluno tem acesso à versão digital de seu livro didático.

FOLHA AZ

Realização das tarefas de casas on-line, com feedback imediato e acesso instantâneo aos vídeos de resolução.

REDAÇÃO

Ferramenta útil ao envio de redações para correção e à devolução delas corrigidas.

VÍDEOS DE RESOLUÇÃO

Acesso on-line às resoluções de todas as questões constantes em Folha AZ e muitas outras ao longo dos capítulos.

GESTÃO DA PERFORMANCE

Acompanhamento do desempenho em um dashboard dinâmico, para monitorar notas e atuar nos erros.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um método de gestão que tem como objetivo promover o desenvolvimento contínuo dos processos, por meio de um ci rcu ito de quatro ações:

Planejar (PLAN)

O primeiro passo é uma análise da sua condição inicial: quais são suas dificuldades e facilidades, objetivos de curto e longo prazo e rotina de estudo. A partir disso, planejar as metas de aprendizagem personalizadas, de acordo com afinidades, dificuldades e objetivos de cada estudante. MAPA DO ALUNO.

Executar (DO)

Com um planejamento feito, é hora de colocar em prática o cronograma de estudos. Assistindo às videoaulas, estudando em casa e resolvendo exercícios, o estudante mantém um ritmo de estudo frequente e coloca seu cronog rama em prática. LIVROS DIDÁTICOS/VIDEOAULAS.

Checar (CHECK)

Para verificar o seu desenvolvimento e o cumprimento do cronograma, o estudante vai fazer simulados e analisar exercícios, de forma a situar o seu resultado. FOLHAS AZ/ TESTES E SIMULADOS. Com a plataforma digital, é possível ter acesso às correções, que ajudam o estudante a acompanhar a sua performance. É uma etapa fundamental no processo de aprendizagem, pois permite a verificação do rendimento.

Atuar nas discrepâncias (ACT)

Por fim, o estudante interpreta o seu desempenho, verificando onde melhorou e compreendendo em que campo do conhecimento estão suas dificuldades. Os erros são enfrentados com trabalhos de revisão e estudo. Isso contribui para uma visão analítica da performance acadêmica.